O Projeto GNU e sua contribuição para a política do software livre.

GNU/Linux.

Em 1984, Richard Stallman idealizou o Projeto GNU. O objetivo essencial era recuperar o espírito corporativo que havia prevalecido nos primórdios da comunidade de informática. Em seu foco, estava a criação de um sistema operacional completamente livre, que pudesse ser usado, modificado ou redistribuído gratuita e indiscriminadamente. Sua única exigência era a igualdade de direitos entre todos os usuários. O sistema deveria ser compatível com o Unix, porém com independência completa sobre seu código fonte.

Os programadores do projeto acreditavam que um sistema operacional não era apenas um núcleo (kernel). Estariam incluídos pacotes de editores, formatadores de texto, programas de e-mail e muitas outras especificidades. Logo, escrever um sistema operacional completo seria uma tarefa árdua e exigiria muito tempo.

Uma boa alternativa seria criar um sistema operacional compatível com o Unix, porém sem utilizar seu código-fonte. O design geral do Unix já era testado, e a compatibilidade facilitaria a migração dos usuários para o GNU. O grupo de programadores começou a desenvolver um núcleo chamado Hurd, até que em 1991, Linus Torvalds surgiu com o seu Linux, que combinava com sistema operacional GNU. Atualmente, ambos funcionam satisfatoriamente e em crescente qualidade.

Entretanto, há uma discussão entre Stallman e Torvalds sobre a nomenclatura do sistema. Para Stallman, o sistema se chama GNU/Linux enquanto Torvalds defende apenas Linux. Independente das nomenclaturas, o projeto não se limita apenas a sistemas operacionais e deve fornecer uma extensa gama de softwares desejados por grupos de usuários, inclusive softwares de aplicação.

Os limites para o software livre são inimagináveis, exceto quando as leis de patentes proíbem programas inteiramente livres. A grande meta do GNU é fornecer programas para executar quaisquer tarefas e deste modo, transformar o software proprietário em obsoleto. Assim, espera-se alcançar o ideal de cooperação e liberdade entre os usuários.

Sugestões de leitura.

About Lorena Peixoto Nogueira Rodriguez Martinez Salles Corrêa

http://lattes.cnpq.br/5817771624671842
This entry was posted in Software Livre and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment